Jataí lança laboratório do clima de alta precisão

Jataí, considerada a capital da produção de grãos e leite de Goiás, será a primeira cidade do Brasil a implantar um Laboratório do Clima de alta precisão, intitulado “Rede Droklin de Monitoramento Climático”.

Dia 04 de setembro, quarta feira, às 07:30h, o projeto será apresentado para os agricultores da região, na sede do Sindicato Rural de Jataí, à av. Goiás, 1.961, Centro, em palestra de demonstração proferida pelo idealizador da plataforma Droklin, Leandro Candido.

Em parceria com o Sindicato Rural de Jataí, a Droklin implementará 14 estações de monitoramento climático em fazendas da região, conectando as propriedades em rede, projeto inédito no Brasil.

Na oportunidade será apresentado a plataforma e o aplicativo de monitoramento aos produtores, agrônomos e consultores, que terão acesso ao dados em tempo real e histórico dos índices pluviométricos, direção e velocidade dos ventos, radiação solar, umidade do ar, dentre outras medições meteorológicas.

Tudo isso aliado a um moderno sistema de inteligência em previsibilidade climática em tempo real. Por intermédio da interligação das estações meteorológicas instaladas nas “fazendas credenciadas”, será possível que os “afiliados” acessem os alertas de alta precisão.

Os afiliados são os usuários interessados em analisar as informações da plataforma Droklin, integrando-se assim à comunidade do clima de alta precisão de forma colaborativa. Desta forma, terão acesso a conteúdos precisos da movimentação das chuvas, direção dos ventos, dentre outras medições que poderão ser configuradas no aplicativo.

Alessandro Faustino, proprietário da Assistec Agrícola, considera a plataforma Droklin uma poderosa ferramenta para tomada de decisões conforme a realidade de cada propriedade. “Isso sim é agricultura de precisão na prática”, confirma Faustino. Foi ele que movimentou e articulou os contatos para que a Droklin lançasse o projeto em Jataí.

No caso específico da consultoria Assistec Agrícola, a Droklin passa a ser uma forte aliada justamente por oferecer aos produtores rurais análises estratégicas, como por exemplo, alertas para evitar desperdícios com aplicações de defensivos em condições climáticas desfavoráveis, dentre outras notificações relacionadas ao melhor manejo agrícola.

Vista aérea de Jataí. O slogan “Jatai conectada com o futuro” atrai startups de agricultura de precisão

Jataí Laboratório do Clima

O interesse da Assistec e do Sindicato Rural chamou a atenção do idealizador do projeto, que viu o potencial da região de Jataí em tornar-se um polo de referência, espécie de laboratório do clima em agricultura de precisão, propagando a tecnologia de IOT (Internet das Coisas) aos produtores, agrônomos, revendedores e consultores. Esta tecnologia é um novo marco de transformação digital das atividades agrícolas.

A Droklin é pioneira no modelo de alta precisão em monitoramento climático, estando alinhada à Política Nacional de Internet das Coisas. “Inclusive, esta solução terá tudo para tornar-se uma grande aliada no combate das queimadas”, complementa Candido. Os sensores transmitem informações em tempo real “in-loco”, tirando a subjetividade dos sistemas de monitoramento por satélite e radares. Tudo isso em prol de mais produtividade e eficiência.

Os agricultores e agrônomos consultores que fizerem seus registros na plataforma Droklin, terão como configurar alertas para identificar informações para melhor momento para realizarem o plantio, aplicações de defensivos e colheita.

“O clima é a base das fazendas inteligentes e da agricultura de precisão”, explica Leandro Cândido. Mais produtividade e eficiência e menos desperdícios. Essa é a essência da inteligência no campo. O clima é a base das fazendas inteligentes.

O projeto irá conectar agricultores, consultores, meteorologistas e agrônomos às fazendas de alta performance. O presidente do Sindicato Rural de Jataí, Vitor Geraldo Gaiardo, confirma que “esse projeto irá projetar a região como modelo nacional de fazendas inteligentes”.

A rede de monitoramento climático Droklin conta com parcerias de instituições de grande reconhecimento na área, a exemplo do Rural Clima, BTIN Inovações e INMET, além de manter uma ampla rede de relacionamento com pesquisadores que terão a plataforma uma aliada para pesquisas e aplicações.

“A agricultura de precisão tem relação direta com a qualidade dos produtos, condição básica para a valorização da comercialização, principalmente no cumprimento das normas e exigências de exportação”, explica Candido.

Considerando que Jataí está trabalhando com a visão de futuro, este projeto tem o potencial de atrair novas iniciativas de alta tecnologia para melhorar a condição das fazendas da região, integrando aplicações de monitoramento e análises de produtividade.

O sistema será apresentado na prática, permitindo que os agricultores se conectem ao sistema que já opera na região, construindo a comunidade Droklin de monitoramento climático de forma colaborativa.

2 Comments

Deixe um comentário